domingo, 26 de abril de 2009

You talk about your woman, I wish you could see mine...


Não entendo a surpresa de todos quanto a cantora inglesa mencionada em um dos posts abaixo. O que a aparência física tem a ver com o talento musical? O Satriani é o capeta, e no entanto.

O que ocorreu com Susan é reflexo de um mundo superficial, machista e capitalista ao extremo. Para obter sucesso no mundo pop, a estética é o mais importante, não espera-se que uma cantora venda apenas sua música, mas também pôsteres, revistas femininas, playboys e por aí vai...

Isso ocorre principalmente com as mulheres, os homens necessitam apenas de talento (e uma dose de sorte) para se destacar, já as mulheres precisam desse, (uma dose de sorte) e da beleza. Ou não, né. Mas enfim, o fato é que uma mulher depende primeiramente de sua aparência física para obter sucesso na mídia. O resto é secundário.

Algo que comprova isso é uma coisinha que eu notei recentemente, enquanto brincava com buscas na Internet. Tente você também:

Vá no Google e desative o filtro de busca. Em seguida, vá na busca de imagens e digite qualquer nome feminino. Qualquer um, por exemplo Erica ou Bianca. Em noventa e nove por cento das vezes vai aparecer no mínimo uma mulher nua ou seminua logo na primeira página, refletindo a saturação do mercado de objetificação da mulher. Algo que chegou a tal ponto, que as pessoas não conseguem desvincular a estética do sucesso. Ninguém dava nada por Susan Boyle, porque ninguém espera nada de uma mulher com aquela aparência.

Porém, eu não coloco nenhuma fé em reality shows, duvido que os jurados já não tinham escutado a moça cantar antes dela entrar no palco e fabricaram suas reações para facilitar o espanto da platéia. Você sabe, para guiar o modo com que você deve interpretar os acontecimentos.

O caso dela será explorado de outra maneira. A moça será produtificada exatamente porque é diferente e única, foge aos padrões da mídia. Seu exemplo cria uma certa sensação de otimismo nas pessoas. Uma falsa sensação de otimismo. A mídia pode dar espaço a um ou dois casos como esse, porém nossa sociedade capitalista-individualista-superficialista-machista não vai a lugar nenhum. Ela pode sofrer algumas adaptações, mas sempre mantém sua essência. Corram para as colinas!

3 comentários:

  1. Em alguns momentos concordo muito com o que vc diz. Será que eu mesmo cai na idéia do esteriótipo perfeito quando fiz o post?
    Mas vem cá, reality show é o ópio do povo! Eu ponho fé e força neles...

    ResponderExcluir
  2. Só em alguns momentos...? hum...
    E espero que você esteja brincando quanto aos reality shows. Se não estiver, esse link pode chocá-lo: http://www.youtube.com/watch?v=-SVYOYqseE0. Eu não assisti, não agüento nem 2 minutos desse lixo, mas pelo título parece ser algo revelador.

    ResponderExcluir
  3. HHAHAHAHAHAHAHA amei a foto da Carla Perez!

    é legal ver que existem homens feministas no mundo, parabéns! :)

    (não comento nada sobre a cantora, pq nunca ouvi falar dela e nem assisti o programa, então...)

    ResponderExcluir

diz aí