domingo, 10 de maio de 2009

Papo de butiquim I - O Vinagrete

A partir de hoje teremos uma seção que o próprio título já diz tudo, traremos assunto de butiquim. Aqueles que muitas vezes não te acrescentam nada, ou tudo. Histórias que lemos ou ouvimos e compartilhamos nossas visões com vocês literários virtuais.

Hoje o papo é o vinagrete.



Aquele ingrediente tão fundamental quanto a cerveja nos churrascos de hoje em dia. O problema, pelo menos na visão da prefeitura em 2002 (sim, Marta Suplicy), é que esses condimentos eram tão perigosos quanto os bandidos soltos na rua e por isso a sua livre comercialização nas feiras públicas estaria suspenso de acordo com o decreto 42.238! Ohhhh, mas como eu nunca percebi isso, deve-se perguntar você.

Bom, primeiro não sei se você que lê aí tem costume de pedir aquele pastel de feira com, orgulhosamente, 100% de gordura trans ou aquele prensado de salsicha-milho-batatapalha-ervilha-maionese. E segundo - e mais imporante! - há um, digo, uma cidadã responsável pela preparação e distribuição desse temperinho nas feiras da zona sul, norte e oeste.

Essa contraventora às avessas que por seis anos abasteceu a feira do Pacaembu (você faapiano, pergunte pra algum pasteleiro sobre essa senhora) hoje faz a alegria de quem acha que escondido tudo é mais gostoso.

A primeira vista pode-se pensar que ninguém nunca seria multado por uma banalidade dessas, e é aí que agente se engana. Feirantes já foram multados, o que levou os fregueses a terem de criar toda uma tática minuciosa para continuar comendo do fruto proibido. Gestos, sinais iguais aqueles usados no jogo de truco quando saímos com o zap, enfim uma infinidade de pormenores que alimentam mentes e estômagos vazios.

Difícil de acreditar nessa história? Pois tente ir a uma feira dessas de fim de semana onde o japonês pasteleiro trabalha mais freneticamente que montador de carro e peça em voz alta: tem vinagreteee?!

Ou se esse não é o seu passeio preferido tente uma busca no google. Só aviso que você perderá a chance de sentir aquele cheirinho delicioso de gordura e também um NÃOOO em alto e bom som.



Idéia pinçada da Piauí

4 comentários:

  1. Mas pedindo pra viagem ele vem na sacola, certo? Na feira aqui perto de casa é assim...

    ResponderExcluir
  2. essa proibição foi uma ideia muito boa porque sou pasteleira hoje não sirvo vinagrete, e acho uma ideia ótima porque as vezes uma passoa me pedia um pastel so para matar a fome com o vinagrete, as pessoa alem de serem nogentas muitas ainda lambiam a colher e enfiavam no pote novamente hoje dou graças a deus por ter essa lei

    ResponderExcluir
  3. Não entendi o post, vi o decreto e não encontrei referência a esse ponto.

    ResponderExcluir

diz aí