quinta-feira, 21 de maio de 2009

Canudo cheio. Mente vazia

Reparem que paradoxo (pelo menos pra mim parece...)!

Se você um dia sonha em ser político, tente a sorte. Você pode precisar de muita coisa (escusas ou não), mas com certeza um diploma de administrador público não vai ser uma delas. E cá entre nós, não é uma tarefa fácil ser gestor público nesse país. Olha o Lula, não é acadêmico, mas o cara é bom.

Isso não é uma crítica, é uma constatação.

Agora pára pra pensar: e se eu quiser ser um jornalista, por exemplo. Sei lá, pensa em um tema: música, carros, futebol... Pra escrever um "a" em qualquer meio de comunicação impressa (por que virtual, qualquer um de qualquer jeito, assim como eu escreve), precisamos de um diploma, de algo que comprova que estudamos ou não quatro, cinco anos de didática, metodologia e outras matérias quaisquer.

Dá pra imaginar quanta gente boa o mundo perde nessa? Ela por exemplo, escreve, na minha opinião, com sentimento, com aquilo que todo escritor deve ter. Mas, ela não é academicamente uma escritora! Azar o da literatura... Um outro conhecido meu: adora carros, percebe-se na conversa com ele que esse tema o move, mas como ele não sabe o que é jornalismo literário, o seu talento vai se perder no mundo.

Concordo que um engenheiro e não um publicitário pode empreitar obras, que um mestre de obra não é maestro da ópera. Música é talento, engenharia é conhecimento técnico, e muitas obras áreas são assim também.

Para vocês terem uma idéia, a lei que regulamenta a profissão de jornalista é a 972 de 69. Em plena ditadura! Dá pra ter uma idéia né do que os militares imaginavam o que era ser jornalista naquela época.

Corre no Superior Tribunal Federal o recurso para acabar com a obrigatoriedade do diploma de jornalista. Ou seria a lei que dará exemplo e libertará à sociedade, os talentos que ficam ao relento, à espera de um canudo seja ele de jornalista, publicitário, escritor... Vida longa ao talento!

6 comentários:

  1. acho possível que exista, de forma equivalente, textos que fariam a pena serem lidos mas nunca sairao do anonimato e textos que voce perdeu o tempo lendo.
    Imagine se todos tivessem a chance de publicizar seus textos, ou a coragem de.
    Ao ver uma declaraçao publica de apreciaçao da minha forma de casar as palavras, alem de me sentir honrada, me sinto em dúvida e angustia. O que faltam nelas para nao pertencerem mais somente a mim e mais 5 ou 10 pessoas?
    Imagino também, além da quantidade de textos escritos que nascem e morrem no anonimato, a quantidade de textos que nem sequer nasceram, pela falta de coragem ou vontade do escritor.

    seriamos todos nós machados de assis em potencial?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Creio ser um erro a obrigatoriedade do diploma. Um diploma não significa muita coisa, afinal, uninove, unip, unicsul, enfim todas essas faculdades de esquina emitem diplomas, como diria minha secretaria do lar "você vira um burro diplomado".
    Acredito na liberdade, cada um lê o que quer de quem quer que seja o autor.
    O diário oficial, além do papel jurídico, não seria um meio de comunicação impressa? Como nosso presidente pode assinar algo, que será PUBLICADO no diário oficial!? Afinal a assinatura dele (deveria ser a digital no caso da situação), diz o que vai e o que não vai ser publicado. Coisas de nossa republiqueta mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Apenas complementando o comentário anterior, um ser qualquer formado na universidade TK , teria um diploma na mão e a liberdade para escrever o que bem entendesse, mas reparem no anuncio que recebi em meu email:

    "Formado e registrado em 7 dias.

    Superior por R$170 reais Administração, Direito e outros

    Médio por R$80 reais incluindo Historico completo

    Tecnico por R$130 reais Eletronica, Informática e outros

    www . Faculdade . TK

    Em caso de dúvida envie um email: estudabrasil @ hotmail . com

    Válido para concursos, voce pode obter qualquer 2ª via dentro da Instituição

    Emissão somente por Instituição registrada e credenciada

    Centenas já conseguiram e estão realizados profissionalmente!

    Registrado na Instituição de ensino no Ministerio da Educação, com grade curricular, Publicação no Diario Ofical e Historico"

    Será que o diploma faz mesmo diferença? Com meu diploma, da TK, tenho o "direito" de entregar um texto medíocre aos leitores?

    (não sei meu objetivo com este comentário)

    ResponderExcluir
  5. Você esqueceu de mencionar o crítico musical mais competente que você já conheceu...
    Que maluquice é essa ae? Vocês querem abolir o diploma, então? Jornalista não precisa ser formado se escreve bem? Neurocirurgião não precisa ser formado se corta bem? Então vocês estão achando que o diploma do ensino médio já é o bastante pra formar qualquer profissional...

    ResponderExcluir

diz aí