quarta-feira, 10 de junho de 2009

Andrei Machado - Étant

Aparentemente, não há nada de especial nas composições apenas instrumentais desse brasiliense, afinal qualquer músico experiente e conhecedor de música teria capacidade semelhante. Andrei, no entanto, no auge dos seus vinte e poucos anos, de forma autodidata atingiu muito mais rápido e competente uma qualidade musical absurda.

Dito como indie clássico (indie, apenas por lançar de forma independente seus dois cd´s pelo selo sinewave), Andrei tem uma profundidade e uma melancolia que não se expressa em palavras, nem nas suas músicas e muito menos nessa crítica. Composições minimalistas são o tom dos dois cd´s lançados, onde se ouve basicamente um piano devagar e bem acertado. No ano de 2008, foi indicado como uma das cinco melhores supresas musicais do ano por críticos de música em um site de uma canal de tv musical.


Mesmo todas as faixas sendo intrumentais, os títulos das canções parecem que invadem as notas do piano e fazem com que deixem de ser apenas músicas ambiente para terem corpo e alma. Gravando tudo em casa, Andrei vê de Radiohead a Beirut como fontes de inspiração, mesmo sem perceber o quanto é ou pode ser tão bom quanto eles.

O cd "Lacuna", de 2008 pode ser baixado pelo myspace do cara, assim como "Étant" de 2009: http://www.myspace.com/andreimachado

01 - Ecce homo
02 - O cemitério dos deuses mortos
03 - Achei o abismo, está em mim
04 - Prelúdio
05 - O limiar da eternidade
06 - Somos poeira de estrelas
07 - Minha vida sem mim
08 - Uma canção para Werther
09 - E, finalmente, deixei o sol entrar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diz aí