quinta-feira, 18 de junho de 2009

A criatividade venceu!

Em maio, postei aqui uma idéia que eu tinha sobre a obrigatoriedade do diploma de jornalista para exercer: http://sigaapalavra.blogspot.com/2009/05/canudo-cheio-mente-vazia.html.

Pensava e penso (agora mais do que nunca) que não era um diploma e alguns anos sentado em uma faculdade qualquer que lhe daria a capacidade de ser jornalista competente. Mas enfim, a liberdade venceu, uma lei retrógrada da ditadura não vai mais pesar sob as mentes criativas até ontem presas.

Diploma de jornalismo não é mais obrigatório para o exercício da profissão!

4 comentários:

  1. Nossa, onde esse mundo vai parar... Daqui a pouco médico não vai precisar de diploma, motorista não vai precisar de carta e ´daí pra baixo... Eu sou contra essa decisão. Jornalismo é uma profissão séria que necessita de alguns pré requisitos. No mínimo uma faculdade, gente! Não é tanta coisa...

    ResponderExcluir
  2. Motorista precisa de carta porque precisa de tecnica e regras.

    Que regras, além da ética, são necessárias no jornalismo? Que técnica além da gramática e da criatividade?

    Claro que a faculdade é uma excelente ferramenta. Assim como as artes cênicas para os atores e as plásticas para os artistas.
    Mas a emoção não nasce de um diploma.

    ResponderExcluir
  3. Jornalismo não é emoção, é apresentação dos fatos. Precisa de técnica sim! Não é justo, Nayara, por que só jornalista não vai precisar de faculdade??

    ResponderExcluir
  4. O que falou mais alto foi a igualdade entre os homens e mulheres em relação a possibilidade de escrever, relatar, contar, apurar fatos...

    Essa coisa de liberdade é meio de direita..

    ResponderExcluir

diz aí